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Totais do projeto:


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  • Alta Floresta d`Oeste

    Descrição: O município se originou do avanço da frente migratória rumo ao Vale do Guaporé. O pequeno núcleo populacional evoluiu rapidamente e se transforma ou em importante pólo agrícola e comercial.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1498

  • Alto Paraíso

    Descrição: A cidade que se originou do Núcleo Urbano de Apoio Rural Marechal Dutra, um dos projetos de assentamento de colonos do Incra. O nome deve-se ao deslumbramento dos colonos ante a beleza da floresta.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1199

  • Alvorada d'Oeste

    Descrição: O município surgiu da interiorização dos colonos dos municípios de Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici em busca de terras agricultáveis, localizada na Chapada dos Parecis.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1584

  • Ariquemes

    Descrição: Localizado no Vale do Jamari, o município foi fundado em 21 de novembro de 1977 e é a terceira maior cidade do estado de Rondônia.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 7666

  • Buritis

    Descrição: Surgiu de um núcleo agropecuário. Seu nome deriva-se de uma ave da fauna da região de Chupim.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1868

  • Cabixi

    Descrição: Cabixi teve origem do distrito de Cabixio, desmembrado do município Colorado do Oeste em 1988 pela importância social e econômica alcançada.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 796

  • Cacaulândia

    Descrição: Cacaulândia é um município novo, desmembrado do Município de Ariquemes em 13 de fevereiro de 1992.

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  • Cacoal

    Descrição: Quarta maior cidade do Estado de Rondônia, a vila de Cacoal surgiu na década de 1960 quando se inciou a abertura da BR-364. As terras férteis atrairam os migrantes.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 4283

  • Campo Novo de Rondônia

    Descrição: Surgiu de um núcleo de garimpagem, onde foi construído um campo de pouso para pequenos aviões. O lugar passou a ter como referencial a nova pista de pouso, as pessoas denominavam o lugar de Campo Novo para dirigirem ao enviar correspondência.

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  • Candeias do Jamari

    Descrição: Surgiu como povoação no cruzamento da BR-364 com o Rio Candeias e ficou conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que banha a cidade. O município foi criado em 1992, com área desmembrada de Porto Velho.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 351

  • Castanheiras

    Descrição: O povoado surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural - NUAR integrante do Projeto de Colonização Rolim de Moura. O topônimo Castanheiras deve-se a grande quantidade dessa árvore na região.

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  • Cerejeiras

    Descrição: Em 1875 os primeiros imigrantes chegaram a Cerejeiras. Durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu muitos nordestinos para trabalharem com extração de látex, os soldados da borracha. em 1973, o INCRA instalou na região o Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1778

  • Chupinguaia

    Descrição: Chupinguaia surgiu no início dos anos 1980, a partir da grande migração que ocorreu no Estado. O topônimo Chupinguaia é de origem indígena e significa rio vermelho.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1102

  • Colorado do Oeste

    Descrição: Teve sua origem em 1973 quando trinta e seis colonos, atraídos pela terra fértilse fixaram na região do rio Colorado, por meio do Projeto Integrado de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, do INCRA.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1137

  • Corumbiara

    Descrição: Os primeiros habitantes desse município foram o índios que, a partir de 1980, evadiram-se da região com a chegada dos colonos que tomariam posse dos lotes rurais doados pelo INCRA, por mieo do NUAR Nova Esperança, integrante do Projeto de Colonização Paulo Assis Ribeiro.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 771

  • Costa Marques

    Descrição: A região limitada pelo município começou a ser ocupada a partir do fim do século XVII, intensificando-se no século XVIII. Inicialmente se estabeleceram os espanhóis fundando as missões de São Simão, na foz do rio Corumbiara, e de São Miguel na foz desse rio e de Santa Rosa.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1530

  • Cujubim

    Descrição: O povoado surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural - NUAR do Projeto de Colonização Cujubim. O seu nome é em homenagem a uma ave da fauna amazônica, muito comum nas selvas de Rondônia.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1117

  • Espigão d`Oeste

    Descrição: A ocupação da região iniciou em 1967, por meio da firma colonizadora Itaporanga, de Andradina/SP. Os colonos da região entraram em conflito com os técnicos do INCRA em 1975 pela possa das terras.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 2572

  • Governador Jorge Teixeira

    Descrição: O município surgiu do NUAR Pedra Branca, integrante do Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. É um importante centro econômico agropecuário e seu nome é uma homenagem à Jorge Teixeira de Oliveira, criador e primeiro Governador do Estado de Rondônia.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 272

  • Guajará-Mirim

    Descrição: O Município de Guajará-Mirim, que em Tupi-guarani significa "Cachoeira Pequena", tem sua história intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 3893

  • Jaru

    Descrição: O Vale do rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, mas o município surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo Coronel Rondon.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 2485

  • Ji-Paraná

    Descrição: A região, ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, por volta de 1879, passou a receber nordestinos fugidos da seca. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio e construiu uma estação telegráfica. Em 1960, com a construção da BR-364, a região passou a receber colonos vindos do sul.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 16285

  • Machadinho d´Oeste

    Descrição: O povoamento da região onde formou se o município de Machadinho d’Oeste teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. O município foi criado em 1988.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 2832

  • Ministro Andreazza

    Descrição: O município surgiu do NUAR Nova Brasília, integrante do Projeto de Colonização Ji-Paraná, do INCRA.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 298

  • Mirante da Serra

    Descrição: Surgiu do NUAR Mirante da Serra, integrante do Projeto de Colonização Ouro Preto/INCRA. Seu nome é em homenagem à Serra do Mirante.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1098

  • Monte Negro

    Descrição: Teve origem do NUAR Boa Vista, integrante do Projeto de Colonização Marechal Dutra/INCRA. Foi elevado à categoria de município em 1992.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1925

  • Nova Brasilândia d`Oeste

    Descrição: A abertura de novas fronteiras agrícolas e a extração de madeiras nobres conduziram a ocupação crescente para oeste da BR-364, originando novos núcleos urbanos. A ocupação da região se iniciou em 1982 e em 1984 foi aberta a atual estrada, com verbas do programa Polonoroeste.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 2155

  • Nova União

    Descrição: Originou-se do vilarejo que, em 1982, foi promovido a NUAR - Núcleo Urbano de Apoio Rural, parte integrada do Pólo Noroeste.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 440

  • Novo Horizonte do Oeste

    Descrição: Originou-se do NUAR Novo Horizonte, integrante do projeto de colonização Rolim de Moura. O pequeno núcleo inicial teve rápido desenvolvimento sócio-econômico graças ao trabalho na agricultura e pecuária.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1677

  • Ouro Preto do Oeste

    Descrição: Em 1968, chegaram ao Território Federal de Rondônia os técnicos do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), com a atribuição de localizar na BR-364 uma implantação de novos projetos de colonização. Por conta das suas terras férties, foi escolhido o local às margens do igarapé Ouro Preto. Nascia o Projeto Integrado de Colonização Outro Preto, ou simplesmente, PIC Ouro Preto.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 2829

  • Parecis

    Descrição: Criado pela Lei n.º 573, de 22 de junho de 1994, situado na região sul na Chapada dos Parecis, surgiu de um núcleo agropecuário. Seu nome é em homenagem à nação indígena com essa denominação.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 725

  • Pimenta Bueno

    Descrição: Surgiu a partir da estação Telegráfica de Pimenta Bueno, implementada pela Comissão Rondon, no início do século XX. Nos anos de 1960, com a abertura da BR-364, a vila se expandiu. Em 1969, com a implantação do projeto integrado de colonização pelo INCRA, começaram a chegar os migrantes vindos do sul.

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    Educadores Cadastrados: 74
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1587

  • Pimenteiras do Oeste

    Descrição: O município localizado à beira do Rio Guaporé, foi criado em 27 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 645.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 514

  • Porto Velho

    Descrição: Situada na margem à leste do Rio Madeira, Porto Velho foi fundada pela empresa Madeira Mamoré Railway Company, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 12565

  • Presidente Médici

    Descrição: Em 1915, a Comissão de Rondon informou que a região era habitada por seringueiros e trabalhadores do seringal São Pedro do Muqui. Os primeiros colonos chegaram ao local da margem da rodovia BR-364 a partir da década de 1960.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1477

  • Primavera de Rondônia

    Descrição: Situado na região Centro-Sul do Estado, originou-se de um núcleo agropecuário denominado por seus fundadores com o nome de Primavera.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 688

  • Rio Crespo

    Descrição: Surgiu do NUAR Cafelândia, integrante do Projeto de Colonização Marechal Deodoro, do Incra. Recebeu este nome em homenagem ao rio Preto do Crespo. É importante pólo agrícola e pecuário.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 714

  • Rolim de Moura

    Descrição: A formação do município foi inciada em 1979. Na região foi implantada uma extensão do projeto integrado de colonização Gi-Paraná, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 3221

  • Santa Luzia d`Oeste

    Descrição: A ocupação da região começou com a expansão dos colonos do Projeto Integrado de Colonização Rolim de Mora em direção ao Vale do Guaporé.

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    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 726

  • Seringueiras

    Descrição: O município surgiu do NUAR Bom Princípio, integrante do Projeto de Colonização do mesmo nome. O nome é uma homenagem à árvore Hévea Brasiliense (seringueira).

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    Educadores Cadastrados: 12
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 307

  • São Felipe d`Oeste

    Descrição: Originou-se de um núcleo agropecuário. O topônimo foi escolhido pelos fundadores, que eram devotos de São Felipe.

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    Educadores Cadastrados: 46
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1073

  • São Francisco do Guaporé

    Descrição: O nome da cidade deve-se a junção da proximidade do exuberante Vale do Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, com o nome do rio que banha as suas terras.

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    Educadores Cadastrados: 40
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 1392

  • São Miguel do Guaporé

    Descrição: Surgiu do povoado assentado nas proximidades do rio São Miguel, por colonos vindo principalmente dos municípios de Rolim de Moura e Presidente Médici.O nome de São Miguel foi em homenagem ao rio São Miguel.

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    Educadores Cadastrados: 26
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 922

  • Teixeiropólis

    Descrição: Surgiu de um núcleo agropecuário situado na região central do Estado. O seu nome é uma homenagem ao Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, primeiro governador do estado de Rondônia.

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    Educadores Cadastrados: 19
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 599

  • Theobroma

    Descrição: Surgiu do NUAR Theobroma, integrante do Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. O seu nome é em homenagem ao cacau, cuja denominação científica é Theobroma. Foi elevado à categoria de município em 1992.

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    Diagnósticos Realizados: 73
    Educadores Cadastrados: 17
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 390

  • Urupá

    Descrição: O povoamento começou como assentamento agrário proposto pelo Governo Federal por meio do INCRA. Inicialmente denominados de Projetos de Assentamento Urupá e Tancredo Neves.

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    Educadores Cadastrados: 27
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 606

  • Vale do Anari

    Descrição: Na década de 1980 teve início a implantação do Projeto Fundiário Vale do Anari, que colonizou a maior parte da área rural do município.

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    Educadores Cadastrados: 3
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 109

  • Vale do Paraíso

    Descrição: O povoamento teve início na década de 1980 com a criação do Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR).

    Escolas Cadastradas: 3
    Diagnósticos Realizados: 0
    Educadores Cadastrados: 28
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 753

  • Vilhena

    Descrição: Vilhena teve início por volta de 1910, com a passagem da expedição de Cândido Rondon, que fixou nos campos do Planalto dos Parecis um posto telegráfico. No ano de 1964, por meio do IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária), e depois do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a distribuição de terras da União aos colonos atraiu migrantes de todo país.

    Escolas Cadastradas: 23
    Diagnósticos Realizados: 300
    Educadores Cadastrados: 348
    Alunos Participantes das atividades das Unidades Móveis: 8067

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